domingo, 12 de abril de 2009

Good Friday?




Acabei de reparar que o nome em ingles para esta data tão especial pode ser entendido de uma maneira completamente diferente do nome em português. Sexta-feira Santa tem som de feriado religioso. Good Friday, por outro lado, não soa como nada demais.

Daonde surgiu a idéia de que o dia em que Jesus foi crucificado seria um bom dia? Será que foram os fariseus, que enquanto tudo acontecia conversavam e faziam piada dizendo: “A partir de hoje, todo ano, esse dia será denominado como a Boa Sexta-Feira, afinal de contas, foi o dia em que pegamos aquele safado de jeito!”. Talvez tenha sido o próprio Barrabás, que depois daquele dia fatídico, todo ano celebrava com uma grande festa o dia em que aquele bando de otário livrou ele da condenação pra pendurar aquele profetinha doido. Se pensarmos em Sexta-feira Santa, me pergunto quem é que pensaria em considerar santo um dia em que alguém foi injustiçado, maltratado, torturado, espancado e assassinado.

Descobri alguns minutes atrás que na Alemanha essa data tem um nome que poderia ser traduzido como Sexta-feira de luto (alemães de plantão me corrijam). Se é verdade não sei, mas faz muito mais sentido. Um dia de luto pelo sacrifício de Jesus por nós. De bom mesmo, só o fato de que, diferente de outros lutos, sabemos que daqui a pouco a podemos celebrar a ressurreição!

Independente da origem e do nome que se dá, foi o contraste dos nomes com os acontecimentos deste dia que me fizeram parar pra pensar. Mesmo depois do filme “A Paixão de Cristo” mostrar tão nua e cruamente aquilo que antes apenas poderíamos imaginar (mas que quase ninguém imaginava ser tão sinistro) sobre como foram provavelmente as últimas horas de Jesus antes da crucificação, nós tendemos a esquecer que nós celebramos a Páscoa e a nossa salvação devido ao alto preço pago no Calvário. Quem aqui realmente parou pra pensar em tudo o que foi feito, em tudo o que foi sofrido na cruz por VOCÊ? Nao tem como celebrarmos a ressurreição sem lembrar-nos do sacrifício e morte de Cristo por cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário